LLUM, eleito o projeto mais sustentável do mundo em 2021, completa 4 anos de entrega

Da excepcional trama da fachada singular, ao reconhecimento internacional, o LLUM tem itens que valorizam o empreendimento a curto, médio e longo prazo no segmento imobiliário.

LLUM, eleito o projeto mais sustentável do mundo em 2021,  completa 4 anos de entrega

Maio de 2023 é o mês que marca o quarto aniversário de entrega do premiado empreendimento LLUM, fruto da parceria entre o escritório paranaense Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) e a Construtora e Incorporadora Laguna. O LLUM veio, à época, consolidar ainda mais o portfólio criado entre as duas empresas, que hoje conta com mais de 10 empreendimentos de sucesso, evidenciando a premiada trajetória de trabalho conjunto.


Em 2021, três anos após a entrega do residencial, cuja fachada salta aos olhos de quem transita pela Avenida Visconde de Guarapuava, no coração de Curitiba, o LLUM obteve a chancela de excelência em arquitetura verde ao vencer o prêmio LEED Homes Awards 2021, da US Green Building Council (USGBC), organização sem fins lucrativos, criadora do selo LEED (Leadership in Energy na Environmental Design). Assim, foi eleito, naquele ano, o projeto mais sustentável do mundo.


“Do ponto de vista arquitetônico, sempre tratamos o LLUM como uma joia rara. Ele foi construído em um dos últimos terrenos da Avenida Visconde de Guarapuava, e foi realmente o ‘diamante lapidado’ do escritório. Esse é um conceito que está expresso, também, na fachada singular do edifício, com uso de muito vidro. É realmente uma alegria celebrar essa entrega todos os anos e atestar sua atemporalidade e destaque em Curitiba”, comenta o arquiteto Flávio Schiavon, sócio da BSA.


Ícone de design, sustentabilidade, saúde e bem-estar, o projeto do LLUM também representou um desafio técnico, na categoria residencial, para o time do escritório de arquitetura. Criado para ser reconhecido como um projeto de muito valor, ele surgiu com a vocação de ser um prédio certificado. “Além do conforto térmico e utilização de reaproveitamento de recursos híbridos, o LLUM precisava ser reconhecido por seu conforto acústico e lumínico e, por isso, foram várias as decisões técnicas tomadas”, lembra Schiavon.


Alguns exemplos foram o tratamento às esquadrias de vidro para garantir conforto acústico tanto externo como entre os apartamentos, a composição das paredes e o sistema de vedações, tudo realizado com foco em ocultar o som da rua e garantir omaior número de horas de conforto térmico sem necessidade de climatização artificial. “Trabalhamos incansavelmente para perseguir esse resultado e atingirmos a melhor pontuação. A conquista da certificação Gold trouxe uma das pontuações mais altas do USGBC, graças ao desempenho superior do projeto na categoria residencial”, coloca o arquiteto.

Ainda que a obra represente grande orgulho para a BSA, os maiores beneficiados por essa entrega, hoje mais uma vez celebrada, são os moradores, que terão benefícios valorizados pelo resto da vida. “Trata-se de um imóvel com muito valor agregado e valorização imobiliária garantida ao longo dos próximos anos”, finaliza Schiavon.


Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br 

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram em @baggioschiavon.