Livro que retrata a verticalização da cidade de Curitiba ganha espaço nas principais bibliotecas do Brasil e do mundo

Obra criada por ocasião da trajetória de 40 anos da Baggio Schiavon Arquitetura chegará a Brasília e Washington D.C até o fim deste ano.

Livro que retrata a verticalização da cidade de Curitiba ganha espaço nas principais bibliotecas do Brasil e do mundo

Curitiba, 22 de julho de 2022 – No início desta semana (19), os arquitetos Manuel Baggio e Flávio Schiavon, sócios da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) foram recebidos pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em razão da doação de 30 exemplares do livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura. A obra retrata as quatro décadas de atividades do escritório paranaense, que acompanhou o acelerado processo de crescimento imobiliário de Curitiba, projetando alguns dos mais importantes edifícios que compõem a paisagem urbana da cidade.

Segundo Schiavon, os exemplares já podem ser conferidos nos Faróis do Saber e Inovação, Casa da Memória, Biblioteca Pública do Paraná e biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Os empreendimentos retratados no livro materializam as premissas de verticalização que determinam a ocupação física da cidade, propostas originalmente pelo Plano Preliminar de Jorge Wilheim, implantadas nas gestões do prefeito Jaime Lerner e desenvolvidas por muitas mentes brilhantes”, avalia.

               

Ainda de acordo com o arquiteto, a produção do livro não foi idealizada com objetivo comercial, apesar de estar disponível para aquisição nas principais livrarias da capital. “Toda a movimentação criada para compartilhar a trajetória de 40 anos da BSA teve como intenção a contribuição cultural e acadêmica. Acreditamos no legado que construímos e essa obra discute nossa visão de desenvolvimento da cidade, assim como traz o nosso olhar para os empreendimentos que exaltam as gentilezas urbanas, dentro da nossa jornada construída no mundo da iniciativa privada, a partir da compreensão de necessidades e desejos de clientes, compatibilizando interesses e soluções”, enfatiza.  

Brasília e Washington D.C.

O livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura, obra bilingue de 347 páginas escrita por Schiavon, Baggio, Consuelo Cornelsen e Salvador Gnoato, foi lançado em março de 2022 durante evento realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON), mesma ocasião da abertura da MOSTRA “40+40”, que registrou mais de oito mil visitas e que agora pode ser conferida virtualmente pelo endereço: https://www.tourvirtual360.com.br/mon4040/

Até o fim de 2022, a obra produzida pela BSA estará presente na Biblioteca Nacional em Brasília e na Biblioteca do Congresso Americano, em Washington D.C.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br. Acompanhe as novidades no Instagram @baggioschiavon