Arquitetura e Arte: entenda a importância da visão artística em projetos arquitetônicos

A primeira das 7 artes clássicas, a arquitetura está sempre presente no ambiente em que vivemos. Entenda melhor como é a expressão artística por meio de projetos arquitetônicos.

Arquitetura e Arte: entenda a importância da visão artística em projetos arquitetônicos

A arte está presente em nossa vida de diversas formas, seja na música, na pintura, na dança ou na literatura, mas você já reparou o quanto a arte está presente no ambiente ao seu redor?A arte está presente em nossa vida de diversas formas, seja na música, na pintura, na dança ou na literatura, mas você já reparou o quanto a arte está presente no ambiente ao seu redor?


A arquitetura é uma das 7 artes clássicas — há quem diga que é a primeira — e não poderíamos deixar de falar sobre ela na celebração do Dia Mundial da Arte.

A história da arquitetura

Presente em todo o desenvolvimento da sociedade, a arquitetura surgiu da relação entre o homem e sua necessidade de organizar o espaço. Passou a ser considerada arte devido à engenhosidade e uso da estética para criar edifícios impactantes e duradouros, tendo sido um aspecto fundamental para a formação da civilização e arte desde os gregos antigos.


"Arquitetura é a arte de definir edificações e espaços urbanos, elevando e qualificando ambientes de viver. Arte de atender funções e necessidades de maneira eficiente, incorporando requisitos e normas técnicas, com criatividade e preocupação estética." comenta Flávio Schiavon, sócio da Baggio Schiavon Arquitetura. "É arte aplicada, em grande escala, cuja finalidade não se limita a simples fruição, mas à vida."

O croqui é um dos primeiros passos de um projeto arquitetônico.| Crédito: BSA

A importância da visão artística na arquitetura

A importância da visão artística na arquiteturaAlém de preocupações técnicas exigidas em qualquer projeto arquitetônico, é importante refletir sobre o impacto visual da arquitetura em nossas vidas. Afinal, ela está presente nos ambientes em que estamos inseridos e influencia até mesmo a forma como experienciamos nossas cidades.


Uma vez que estamos constantemente vivenciando a arquitetura, é fundamental a visão artística na arquitetura, possibilitando novas experiências com o meio em que estamos inseridos.


Na visão de Schiavon, “todo projeto deve ser concebido com criatividade, buscando atender os objetivos do cliente, mas a boa arquitetura vem impregnada pela capacidade artística de seu autor. E aí, o céu é o limite!"

Croqui do empreendimento Almaá, projeto da Baggio Schiavon Arquitetura para a Construtora Laguna.| Foto: BSA

O processo criativo em projetos de arquitetura

O processo criativo em projetos de arquiteturaUma vez que a arte e a visão artística estão tão presentes na arquitetura, a criação de projetos também podem seguir diferentes processos. Atualmente, existe a possibilidade de se desenvolver projetos feitos à mão ou então com programas digitais, mas ambos complementam um ao outro, trazendo ainda mais possibilidades artísticas aos projetos.

"Hoje, os processos andam juntos. Do croquis manual para a modelagem virtual, as coisas vão e vêm. A agilidade do croquis é complementada pela dinâmica de enxergar volumes dos programas digitais, que são hoje uma ferramenta indispensável ao refinamento plástico de um projeto", comenta Schiavon.

Croqui e perspectiva 3D do empreendimento Tonino Lamborghini.| Crédito: BSA

Dentre as diversas formas de expressão artística, não é à toa que a arquitetura é uma das 7 artes clássicas. Presente em nossa formação como sociedade, ela está constantemente presente em nossas rotinas. Por isso, não apenas de aspectos técnicos se faz um bom projeto arquitetônico, mas também da capacidade artística de arquitetos inovadores.